SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02O pensamento complexo e a educação escolar na era planetáriaPessoas com altas habilidades/superdotação adultas: lembranças do processo de escolarização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

MORALES, Angélica Góis  y  KNECHTEL, Maria do Rosário. Universidade e formação em educação ambiental multicultural: reflexões iniciais. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.02, pp.209-217. ISSN 1984-7114.

O presente artigo foca perspectivas teórico-metodológicas entre multiculturalismo e Educação Ambiental, considerando-se a urgência de uma reflexão entre educadores, pesquisadores e universidade. Parte-se do pressuposto de que a Educação, como prática social promotora da cidadania democrática, deve orientar-se por finalidades multiculturais. A Educação Ambiental é uma das dimensões da Educação que pode contribuir, significativamente, para o avanço das práticas socioculturais. Tal perspectiva implica a universidade pensar nas estratégias de formação de educadores, na linha de uma visão interdisciplinar e complexa de mundo, no contexto da educação ambiental multicultural.

Palabras clave : Educação Ambiental; Multiculturalismo; Formação de Educadores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )