SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03Do meio impresso ao digital: a poesia de Ana Maria UribeAnálise iconográfica: um caminho metodológico de pesquisa em história da educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

CAVEQUIA, Marcia Aparecida Paganini; MACIEL, Aline Guilherme  y  REZENDE, Lucinea Aparecida de. Formação do leitor: criticidade e autonomia. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.03, pp.299-306. ISSN 1984-7114.

O que significa, para o educador, formar um leitor crítico e autônomo? Qual é o conceito de criticidade e de autonomia? De que modo(s) é possível mediar processos de leitura, tendo em vista a promoção da autonomia e do pensamento crítico de um leitor de textos veiculados pela mídia? O objetivo deste artigo é, pois, discutir essas questões, buscando, por meio da literatura da área disponível, compreender o modo como o leitor em formação seleciona as leituras advindas da mídia e de que modo ele se posiciona perante elas, considerando o acesso quase ilimitado de textos disponíveis atualmente. Tendo em vista o volume de textos a que a sociedade contemporânea tem acesso nos dias atuais, especialmente aqueles provindos dos meios de comunicação de massa, inclusive do ciberespaço, importa discutir, no âmbito da educação, o modo como o leitor em formação - o aluno de educação básica, mais precisamente - seleciona e recepciona tais textos. Para tanto, o artigo propõe-se a: discutir o papel da mídia no modelo de sociedade atual; compreender o que quer dizer autonomia e criticidade nesse contexto; ponderar se os leitores que a escola tem formado correspondem a esse perfil; refletir acerca de o que significa e por meio de quais propostas didáticas é possível formar esse leitor que se deseja.

Palabras clave : Educação; Leitura; Formação de Leitor.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )