SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03Formação do leitor: criticidade e autonomiaReferências grotowskianas tensões criativas na cena contemporânea brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

OLIVEIRA, Terezinha  e  NUNES, Meire Aparecida Lóde. Análise iconográfica: um caminho metodológico de pesquisa em história da educação. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.03, pp.307-313. ISSN 1984-7114.

Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de imagens como uma proposta metodológica para o desenvolvimento de pesquisas no campo da História da Educação. A abordagem é constituída, em primeiro lugar, pela delimitação metodológica dentro da história, pois essa será determinante para a consolidação das reflexões acerca das fontes imagéticas. Nesse sentido, são apresentadas as perspectivas da História Social e das Mentalidades. No que consiste, especificamente, na análise de imagens, o pensamento de Panofsky constitui o centro da reflexão. Por meio dessas reflexões, entende-se a análise de imagens como uma possibilidade de pesquisa em História da Educação.

Palavras-chave : História da Educação; Análise Iconográfica; Imagem; Metodologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )