SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03A importância da língua de sinais para as pessoas surdas na construção de uma linguagem plena e genuína índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

GARCIA, Simone Carboni  e  LEFFA, Vilson José. Percepção e uso da informática por um grupo de professores da área de letras. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.03, pp.327-337. ISSN 1984-7114.

Este artigo objetivou analisar as percepções e as realidades de um grupo de professores da área de Letras quanto ao uso da informática no processo educativo. O trabalho fundamenta-se na concepção histórico-cultural da relação indivíduo-conhecimento, destacando o uso dos recursos da informática como instrumentos de mediação no processo de ensino-aprendizagem e nas perspectivas atuais acerca da informática na educação. A coleta de dados foi realizada mediante um questionário semiestuturado. A análise dos dados evidencia que, embora os sujeitos apontem para a importância do uso da informática em sala de aula, os recursos dessa tecnologia ainda não se fazem presentes como instrumentos de mediação no processo de ensino-aprendizagem da(s) língua(s). Entre os aspectos que podem contribuir para a mudança dessa realidade, ressalta-se o investimento em ações voltadas à capacitação de professores no uso educacional da informática.

Palavras-chave : Informática na Educação; Processo de Mediação; TICs.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )