SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Me ame, me abrace, me acolha! Saberes docentes e políticas de formação continuadaFormación en/y para el empleo: el contexto de aprendizaje a lo largo de la vida en Noruega y España índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

TEIXEIRA, Ana Maria Freitas  e  FREIXO, Alessandra Alexandre. Educação do campo e memória de velhos: navegando entre o passado e o presente. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.01, pp.14-23. ISSN 1984-7114.

O artigo tem como objetivo analisar a experiência pedagógica da Escola Família Agrícola Avani de Lima Cunha (EFA), vinculada à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Fundação APAEB-Valente-Bahia) e, mais particularmente, uma experiência de pesquisa em que a comunidade escolar da EFA, em especial docentes e alunos, atua como protagonista na reconstrução da memória coletiva das comunidades. A metodologia adotada consistiu na articulação entre as estratégias pedagógicas da EFA e a promoção do diálogo entre os alunos e os sujeitos mais velhos, numa dinâmica que viabilizou a construção da história das famílias, das comunidades, da convivência com a seca, da propriedade e da educação. Os resultados alcançados indicam o reconhecimento e a incorporação dos saberes e das experiências dos velhos ao processo educacional, num movimento em que a comunidade escolar se apropria do conhecimento produzido em sua região e atua como produtora de novos conhecimentos, colocando a escola e a educação no centro desse processo de enraizamento e pertencimento.

Palavras-chave : Educação no Campo; Pedagogia da Alternância; Memória Coletiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )