SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Formación en/y para el empleo: el contexto de aprendizaje a lo largo de la vida en Noruega y EspañaInterfaces no processo de alfabetização e letramento: a lógico-matematização como suporte para a aquisição da lectoescrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

CUNHA, Emmanuel Ribeiro; SILVA, Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da; SA, Pedro Franco de  e  CASCAES, Luzia Maciel. Formação profissional: representações de professores formados em serviço. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.01, pp.34-47. ISSN 1984-7114.

O artigo apresenta resultados de pesquisa descritiva realizada com professores egressos de cursos de licenciatura formados em serviço. Procuraram-se respostas para o seguinte questionamento: como os professores que concluíram os cursos de Pedagogia, Letras e Matemática, do Programa Especial de Interiorização das Licenciaturas da UNAMA, no período de 2000-2002, avaliam a formação recebida? Ancorou-se nas ideias de Nóvoa (1992), Veiga (2002) e Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004) sobre formação de professores e de Tardif, Lessard e Lahaye (1991), Gauthier et al. (1998) e Tardif (2000) sobre os saberes dos professores. O formulário e a entrevista com grupo focal foram os instrumentos de construção de dados. Os resultados apontam que, ao contrário dos cursos que têm dificuldade em formar bem o professor, os cursos ofertados pelo Programa apresentaram boa qualidade, mesmo considerando as dificuldades inerentes à formação em serviço.

Palavras-chave : Formação de Professores; Formação em Serviço; Licenciaturas; Desempenho Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )