SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue01Professional training: representations of teachers trained in serviceThe Catholic Faculty of Philosophy of Curitiba: an emblem of Catholic higher education in Parana (1950) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

BUKOWITZ, Natercia de Souza Lima. Interfaces no processo de alfabetização e letramento: a lógico-matematização como suporte para a aquisição da lectoescrita. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.01, pp.48-52. ISSN 1984-7114.

O artigo visa esclarecer estudantes da graduação em Pedagogia acerca da interdependência entre o processo de construção da lectoescrita e o do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, além de ressaltar a relevância desse conhecimento para os docentes que atuam na etapa final da Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, a pré-alfabetização matemática subsidia o processo de alfabetização em sentido amplo. Os argumentos utilizados se fundamentaram nas teorias de Piaget e de Ferreiro, apoiando-se também nos estudos de Koch, Lima e Machado.

Keywords : Alfabetização Matemática; Construção do Processo da Lectoescrita; Educação Infantil; Ensino Fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )