SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Formação profissional: representações de professores formados em serviçoFaculdade Católica de Filosofia de Curitiba: insígnia do ensino superior católico paranaense (1950) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

BUKOWITZ, Natercia de Souza Lima. Interfaces no processo de alfabetização e letramento: a lógico-matematização como suporte para a aquisição da lectoescrita. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.01, pp.48-52. ISSN 1984-7114.

O artigo visa esclarecer estudantes da graduação em Pedagogia acerca da interdependência entre o processo de construção da lectoescrita e o do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, além de ressaltar a relevância desse conhecimento para os docentes que atuam na etapa final da Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, a pré-alfabetização matemática subsidia o processo de alfabetização em sentido amplo. Os argumentos utilizados se fundamentaram nas teorias de Piaget e de Ferreiro, apoiando-se também nos estudos de Koch, Lima e Machado.

Palavras-chave : Alfabetização Matemática; Construção do Processo da Lectoescrita; Educação Infantil; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )