SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue01Interfaces in the literacy process: logic-mathematization as a support for acquiring reading and writing skillsThe criticism of humanism in education and the repercussions on the pedagogical discourse in the contemporary scenario author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

CAMPOS, Névio de. Faculdade Católica de Filosofia de Curitiba: insígnia do ensino superior católico paranaense (1950). Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.01, pp.53-61. ISSN 1984-7114.

O presente artigo analisa o processo de constituição da Faculdade Católica de Filosofia de Curitiba (FCFC), enfatizando o problema do Ensino Superior entre os intelectuais paranaenses. A educação e o Ensino Superior constituem aspectos fundamentais da intervenção político-pastoral da Igreja Católica no Brasil e no Paraná. A criação de escolas e a fundação de instituições de Ensino Superior e de centros culturais materializam a ação da Igreja. A forte presença da Igreja Católica no Ensino Secundário e no Ensino Superior constitui a estratégia de formar as elites intelectuais e as políticas do Brasil e do Paraná. Sob a perspectiva da história intelectual da educação e de dados da FFCL, é possível afirmar que, em Curitiba, o Ensino Superior católico foi estabelecido com o objetivo de formar as novas gerações (lideranças intelectuais e políticas), assim como aglutinar os intelectuais e os políticos que ocupavam as esferas públicas para servir ao projeto da Igreja Católica.

Keywords : História; Intelectuais; Ensino Superior; Igreja Católica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )