SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Interfaces no processo de alfabetização e letramento: a lógico-matematização como suporte para a aquisição da lectoescritaA crítica ao humanismo em educação e as repercussões sobre o discurso pedagógico no cenário contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

CAMPOS, Névio de. Faculdade Católica de Filosofia de Curitiba: insígnia do ensino superior católico paranaense (1950). Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.01, pp.53-61. ISSN 1984-7114.

O presente artigo analisa o processo de constituição da Faculdade Católica de Filosofia de Curitiba (FCFC), enfatizando o problema do Ensino Superior entre os intelectuais paranaenses. A educação e o Ensino Superior constituem aspectos fundamentais da intervenção político-pastoral da Igreja Católica no Brasil e no Paraná. A criação de escolas e a fundação de instituições de Ensino Superior e de centros culturais materializam a ação da Igreja. A forte presença da Igreja Católica no Ensino Secundário e no Ensino Superior constitui a estratégia de formar as elites intelectuais e as políticas do Brasil e do Paraná. Sob a perspectiva da história intelectual da educação e de dados da FFCL, é possível afirmar que, em Curitiba, o Ensino Superior católico foi estabelecido com o objetivo de formar as novas gerações (lideranças intelectuais e políticas), assim como aglutinar os intelectuais e os políticos que ocupavam as esferas públicas para servir ao projeto da Igreja Católica.

Palavras-chave : História; Intelectuais; Ensino Superior; Igreja Católica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )