SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Facultad Católica de Filosofía de Curitiba: insignia de la enseñanza superior católica paranaense (1950)Gestión de lo pedagógico en la escuela: posibilidades para el trabajo de los profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

LIMA, João Francisco Lopes de. A crítica ao humanismo em educação e as repercussões sobre o discurso pedagógico no cenário contemporâneo. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.01, pp.62-69. ISSN 1984-7114.

Este estudo analisa a temática do impacto do cenário pós-moderno sobre a formulação do discurso pedagógico, em particular a partir da crítica ao ideário humanista que, de um modo geral, ampara a tradição moderna em educação. O surgimento do pós-moderno, como marca de pensamento, coloca os referenciais modernos sob suspeita, principalmente porque traz junto a denúncia da debilidade de seus fundamentos. Por fim, o estudo reflete sobre o impacto da crítica à base humanista da educação no cenário contemporâneo, momento em que não podemos mais contar com o conforto de uma teoria sólida e superadora e, ao mesmo tempo, não estamos dispensados de justificar a ação pedagógica.

Palabras clave : Pós-Modernidade; Discurso Pedagógico; Crise do Humanismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )