SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Faculdade Católica de Filosofia de Curitiba: insígnia do ensino superior católico paranaense (1950)Gestão do pedagógico na escola: possibilidades para o trabalho dos professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

LIMA, João Francisco Lopes de. A crítica ao humanismo em educação e as repercussões sobre o discurso pedagógico no cenário contemporâneo. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.01, pp.62-69. ISSN 1984-7114.

Este estudo analisa a temática do impacto do cenário pós-moderno sobre a formulação do discurso pedagógico, em particular a partir da crítica ao ideário humanista que, de um modo geral, ampara a tradição moderna em educação. O surgimento do pós-moderno, como marca de pensamento, coloca os referenciais modernos sob suspeita, principalmente porque traz junto a denúncia da debilidade de seus fundamentos. Por fim, o estudo reflete sobre o impacto da crítica à base humanista da educação no cenário contemporâneo, momento em que não podemos mais contar com o conforto de uma teoria sólida e superadora e, ao mesmo tempo, não estamos dispensados de justificar a ação pedagógica.

Palavras-chave : Pós-Modernidade; Discurso Pedagógico; Crise do Humanismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )