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Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

FERREIRA, Liliana Soares. Gestão do pedagógico na escola: possibilidades para o trabalho dos professores. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.01, pp.70-82. ISSN 1984-7114.

Neste artigo, são sistematizados argumentos sobre o trabalho dos professores escola, entendido como gestão do pedagógico. Com base na elaboração de um projeto pedagógico individual, em consonância com sua participação política e social em seu grupo de pertença, imersos em políticas públicas que organizam e regulam seu fazer, os professores realizam um trabalho muito específico: a produção da aula e, nela, a produção do conhecimento, tanto sua quanto dos estudantes. Com base neste amplo processo de imersão e vivência do trabalho, os sujeitos da escola podem pensar em um efetivo e transformador projeto pedagógico escolar. Essa seria, talvez, uma maneira de minimizar, paulatinamente, processos de intensificação e precarização no trabalho desses profissionais. São esses argumentos que articulam o presente artigo. A escrita permitiu pensar e organizar argumentos aqui apresentados para sustentar essa defesa, mas os estudos estão somente começando, pois a questão que dá origem ao artigo, pela complexidade da resposta que demanda, exige continuar.

Palavras-chave : Trabalho; Gestão do Pedagógico; Escola; Políticas Públicas.

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