SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue02“We have five years”: an account of lowering the school starting age in the implementation of the nine-year elementary education in western ParanáThe process of implementing compulsory nine year-elementary education in Minas Gerais: issues and tensions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

FRANCO, Adriana de Fátima  and  GODOI, Jéssica. Ensino de nove anos, sentidos e significados: contribuições da teoria histórico-cultural. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.02, pp.125-133. ISSN 1984-7114.

Este artigo objetivou analisar os significados e os sentidos atribuídos por professores da última etapa dos Centros Municipais de Educação Infantil e professores das turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental acerca do Ensino Fundamental de nove anos. Os pressupostos são os da psicologia histórico-cultural. Constituiremos nossas análises por meio de duas categorias: o significado e o sentido. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados indica uma escola em que a dimensão coletiva está presente apenas pelas diretrizes políticas, o processo de discussão acerca da implementação desta política pouco ocorreu. A expropriação dos professores do processo de discussão age como fator de manutenção para a reprodução dos significados historicamente construídos, não permitindo a coincidência entre os significados sociais e os sentidos pessoais, bem como parece impossibilitar a construção de novos significados e sentidos para seu trabalho.

Keywords : Ensino de Nove Anos; Sentidos e Significados; Psicologia Histórico-Cultural; Políticas Públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )