SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número02Ensino de nove anos, sentidos e significados: contribuições da teoria histórico-culturalA criança de seis anos na escola: é hora de brincar ou de estudar? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

REIS, Magali dos  e  OLIVEIRA, Sueli Machado Pereira de. O processo de implantação do ensino fundamental de nove anos obrigatórios em Minas Gerais: questões e tensões. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.02, pp.134-142. ISSN 1984-7114.

O ano de 2003 registra a ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos obrigatórios em Minas Gerais, estado que se antecipa à legislação federal, produzindo uma nova institucionalidade para esta etapa da Educação Básica. O presente artigo é resultado de um estudo desenvolvido a partir do ano de 2005, que teve como objeto de suas atenções tal ampliação do Ensino Fundamental numa cidade no interior do estado, que, tendo como mote de divulgação da nova política o bordão “Agora seu filho entra mais cedo na escola”, promoveu, em fins de 2003, a matricula no ciclo inicial de alfabetização de crianças que completassem 6 anos de idade no início do ano letivo de 2004. Observamos, por meio da pesquisa, que em Minas Gerais a implantação da proposta foi aligeirada, sem o devido preparo dos professores e sem qualquer adaptação dos espaços para receber crianças com necessidades tão específicas. No universo estudado, há depoimentos contundentes de crianças, pais e professores.

Palavras-chave : Crianças; Infâncias; Ensino Fundamental de 9 Anos; Antecipação da Escolarização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )