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Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

MAREGA, Agatha Marine Pontes  y  SFORNI, Marta Sueli de Faria. A criança de seis anos na escola: é hora de brincar ou de estudar?. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.02, pp.143-151. ISSN 1984-7114.

Uma das preocupações geradas com o ingresso da criança de seis anos no ensino obrigatório é de que essa situação a colocaria precocemente em situações formais de ensino, cerceando o seu direito de brincar. Considerando essa problemática, realizamos uma pesquisa com o objetivo de investigar de que forma o ensino para crianças de seis anos pode ser organizado, levando em conta a transição da atividade lúdica para a atividade de estudo. Para tanto, realizamos estudos fundamentados na Teoria Histórico-Cultural (VYGOTSKY; LEONTIEV e ELKONIN) e desenvolvemos um experimento didático com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino de Maringá. Concluímos que, apesar de a atividade lúdica e a atividade de estudo não apresentarem as mesmas propriedades, ambas têm uma característica comum: o conteúdo. Há conteúdos no brincar e no estudar. A ação sobre esses conteúdos é o caminho metodológico para a condução pedagógica do processo de transição. Isso permite que, na atividade lúdica, as crianças avancem para além da reprodução das relações cotidianas, comuns nas brincadeiras livres, e ampliem seus conhecimentos sobre o mundo, aproximando-a do conhecimento científico presente no currículo escolar.

Palabras clave : Ensino Fundamental de Nove Anos; Atividade Lúdica; Atividade de Estudo; Teoria Histórico-Cultural.

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