SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número02A criança de seis anos na escola: é hora de brincar ou de estudar?Espaço social e espaço escolar: interfaces e contradições no contexto do ensino fundamental de 9 anos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; MACHADO, Andréia de Fátima Melo  y  FASSINI, Cristienne Caroline Souza de Oliveira. Professores e crianças no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: desafios e expectativas. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.02, pp.152-160. ISSN 1984-7114.

O objetivo deste texto é problematizar a prática pedagógica no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos, bem como refletir sobre as expectativas das crianças sobre sua vida escolar neste período. Tais aspectos ganham relevância, considerando-se as necessidades que permeiam a mudança da própria estrutura escolar para esta nova organização, a qual tem gerado um grande desafio o para todos os envolvidos no processo. Autores como Kramer (2006), Barbosa (2006) e Gorni (2007) amparam uma pesquisa qualitativa, que por meio de observações, questionários e entrevistas buscaram captar os vários aspectos que envolvem as práticas dos professores e a vivência das crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos. Percebe-se que no ambiente escolar há uma série de indagações e debates em torno desta nova organização do Ensino Fundamental, gerando uma relativa insegurança em relação à metodologia utilizada pelos professores e que impõe um cotidiano às crianças que negligencia o lúdico nas atividades propostas.

Palabras clave : Ensino Fundamental; Prática Pedagógica; Crianças; Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )