SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número02Professores e crianças no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: desafios e expectativasRegulação do currículo no ensino fundamental de 9 anos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

SILVA, Antonia Almeida; UZEDA, Leomárcia Oliveira Caffé  y  ALMEIDA, Tamar Antunes de. Espaço social e espaço escolar: interfaces e contradições no contexto do ensino fundamental de 9 anos. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.02, pp.161-169. ISSN 1984-7114.

Este artigo problematiza os espaços designados às crianças que entram no Ensino Fundamental de 9 anos, instituído por meio da Lei 11.274/2006. A análise empreendida resulta de uma pesquisa desenvolvida no período de 2007 a 2010, envolvendo 13 escolas públicas de Salvador e Feira de Santana - BA. O recorte assumido põe em relevo a relação entre espaço escolar e espaço social e foi orientado por duas questões: como o tema do espaço escolar está posto no debate sobre o Ensino Fundamental de 9 anos e como ele se articula com o lugar social ocupado pelas crianças de 6 anos? Os resultados da pesquisa indicam que o espaço escolar não logrou romper as barreiras da formalidade no processo de inclusão das crianças de 6 anos no ensino obrigatório, reiterando uma íntima relação entre os lugares sociais e os lugares educacionais dos sujeitos implicados no processo em questão.

Palabras clave : Ensino Fundamental; Espaço Escolar; Espaço Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )