SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número02Espaço social e espaço escolar: interfaces e contradições no contexto do ensino fundamental de 9 anosEnsino fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

DURLI, Zenilde  e  SCHNEIDER, Marilda Pasqual. Regulação do currículo no ensino fundamental de 9 anos. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.02, pp.170-178. ISSN 1984-7114.

O estudo discute estratégias engendradas pelo Estado para manter sob seu domínio as questões atinentes ao campo do currículo. Partindo da elucidação do conceito de regulação institucional, explora documentos normatizadores e textos orientadores da aplicação e da divulgação dos resultados da Prova Brasil, caracterizando o que seria o debate em torno dos mecanismos de avaliação em larga escala por meio da análise de componentes técnicos e sociais da Prova. Por fim, aponta conseqüências dessa dimensão da regulação às políticas e às práticas curriculares no contexto de implantação e implementação do Ensino Fundamental de 9 anos.

Palavras-chave : Ensino Fundamental de Nove Anos; Estratégias de Regulação do Currículo Escolar; Prova Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )