SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número02Regulação do currículo no ensino fundamental de 9 anosEnsino fundamental de nove anos: mapeamento e análise de dissertações e teses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros  e  PERES, Eliane Teresinha. Ensino fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.02, pp.179-187. ISSN 1984-7114.

Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de uma pesquisa que envolveu análise de trinta e seis dissertações de mestrado e de cinco teses de doutorado. O tema desses trabalhos é o Ensino Fundamental de nove anos, e todos eles foram defendidos em Programas de Pós-Graduação em Educação durante o período de 2006 a 2010. Nosso propósito foi conhecer a produção acadêmica sobre essa temática de pesquisa e suas principais contribuições para o campo da Educação. Os resultados dessa investigação indicam que produções acadêmicas sobre o Ensino Fundamental de nove anos estão relacionadas a diferentes aspectos. No caso dessa pesquisa, identificamos quatorze enfoques diferentes, entre os quais se destacam: política de implantação do Ensino Fundamental de nove anos; significados atribuídos pelas professoras ao Ensino Fundamental de nove anos; alfabetização e letramento; infância e relações entre Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Palavras-chave : Ensino Fundamental; Ensino Fundamental de Nove Anos; Produção Acadêmica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )