SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número02Ensino fundamental de nove anos: mapeamento e análise de dissertações e tesesAlguns aspectos para se pensar a pesquisa em educação: o estatuto epistêmico e social da ciência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

VALENCA, Vera Lúcia Chacon. A sociologia da infância e a educação das crianças. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.02, pp.199-206. ISSN 1984-7114.

O propósito deste artigo é apresentar algumas contribuições teóricas sobre a sociologia da infância e refletir a respeito das repercussões desse novo subcampo da sociologia na compreensão e na educação das crianças. Para atingir esses objetivos, fiz uma revisão bibliográfica que permitiu uma visão panorâmica sobre a evolução das representações da infância, as perspectivas de investigações empíricas sobre as crianças e a identificação do modelo de socialização predominante na atualidade. Em conseqüência das transformações sociais, das representações e das novas modalidades de socialização, captei a “infância transnacional” caracterizada pela mobilidade, pela comunicação em redes e pelo uso dos artefatos. Isso porque a criança é ativa, possui uma identidade própria, é ao mesmo tempo sujeito e ator social. Em decorrência, a relação educador-educando deve ser caracterizada pela proteção da liberdade e pelo estímulo ao diálogo, o que só é possível se a autoridade for exercida de modo “horizontal”.

Palavras-chave : Sociologia da Infância; Revisão Bibliográfica; Educação das Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )