SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número02Alguns aspectos para se pensar a pesquisa em educação: o estatuto epistêmico e social da ciênciaO antijesuitismo no século XVIII: uma análise do verbete jésuite da encyclopédie iluminista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

MOUSTAPHA-SABEUR, Malak. Estratégias vocais para o sucesso da prática pedagógica. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.02, pp.215-227. ISSN 1984-7114.

O presente artigo pretende assinalar o uso consciente da voz do professor de francês como língua estrangeira. Respondendo a questões gerais (escritas e orais) que dizem respeito à prática pedagógica, os professores libaneses atestam estratégias essencialmente prosódicas, que chamam a atençãos dos alunos e os colocam em face a vários obstáculos. Esta abordagem tem por corpus o discurso sobre a prática que se inscreve no trabalho dirigido por F. Cicurel (2004), no grupo de pesquisa DILTEC, e nosso trabalho se distingue pelo estudo do grau de consciência dos professores acerca do uso de sua voz para o sucesso de seus cursos. As teorias dizem respeito à fonética, à didática e à sociologia. As intencões de comunicação dos professores (de se fazer entender, motivar a falar, fazer compreender a mensagem, etc.) estão intimamente relacionadas a sua maneira de falar. É nesta perspectiva que este artigo propõe uma nova dimensão de pesquisa sobre as estratégias de voz dos professores na motivação dos alunos.

Palabras clave : Ensino da Língua Francesa para Estrangeiros; Estratégias Vocais; Estratégias de Ensino.

        · resumen en Francés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )