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Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

MOUSTAPHA-SABEUR, Malak. Estratégias vocais para o sucesso da prática pedagógica. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.02, pp.215-227. ISSN 1984-7114.

O presente artigo pretende assinalar o uso consciente da voz do professor de francês como língua estrangeira. Respondendo a questões gerais (escritas e orais) que dizem respeito à prática pedagógica, os professores libaneses atestam estratégias essencialmente prosódicas, que chamam a atençãos dos alunos e os colocam em face a vários obstáculos. Esta abordagem tem por corpus o discurso sobre a prática que se inscreve no trabalho dirigido por F. Cicurel (2004), no grupo de pesquisa DILTEC, e nosso trabalho se distingue pelo estudo do grau de consciência dos professores acerca do uso de sua voz para o sucesso de seus cursos. As teorias dizem respeito à fonética, à didática e à sociologia. As intencões de comunicação dos professores (de se fazer entender, motivar a falar, fazer compreender a mensagem, etc.) estão intimamente relacionadas a sua maneira de falar. É nesta perspectiva que este artigo propõe uma nova dimensão de pesquisa sobre as estratégias de voz dos professores na motivação dos alunos.

Palavras-chave : Ensino da Língua Francesa para Estrangeiros; Estratégias Vocais; Estratégias de Ensino.

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