SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03Diversidade e as políticas públicas de educaçãoA invisibilidade da exclusão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; SILVA, Fabiany de Cássia Tavares  e  PLETSH, Márcia Denise. Atendimento educacional especializado: por entre políticas, práticas e currículo: um espaçotempo de inclusão?. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.03, pp.255-265. ISSN 1984-7114.

O presente texto apresenta algumas reflexões sobre o Atendimento Educacional Especializado, focalizando, especificamente, algumas preocupações curriculares. Para tanto, o texto apresenta resultados de investigações realizadas pelas autoras. Com base nesses estudos, discute as proposições políticas que deram origem ao Atendimento Educacional Especializado e as implantações de tal serviço nas escolas. Em especial, aborda-se a necessária relação entre currículo escolar e Atendimento Educacional Especializado. Para isso, discutimos o próprio conceito desse modelo de apoio e as implicações para o currículo escolar da classe comum de ensino. Na esteira desses argumentos, os resultados de pesquisa apontam a estrutura rígida do currículo escolar e o pouco impacto dos atendimentos especializados nos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula.

Palavras-chave : Atendimento Educacional Especializado; Currículo; Políticas Curriculares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )