SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03Atendimento educacional especializado: por entre políticas, práticas e currículo: um espaçotempo de inclusão?Educação infantil e educação especial: uma análise dos indicadores educacionais brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

MORAES, Maria Laura Brenner de. A invisibilidade da exclusão. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.03, pp.266-277. ISSN 1984-7114.

Este trabalho trata de questões referentes ao direito à diferença, à diversidade e aos processos de exclusão/inclusão escolar. Mais especificamente, a invisibilidade dos processos de exclusão escolar social sofrida pelo/a aluno/a trabalhador/a infantil na escola do meio rural, assim como em processos de formação profissional, quando o/a mesmo/a, apesar das dificuldades enfrentadas, deslocam-se de seus contextos produtivos e culturais e matriculam-se em cursos técnicos de escolas urbanas. Trata-se dos temas mencionados a partir de dois estudos já realizados: o primeiro sobre a relação entre trabalho e processo de escolarização do aluno trabalhador infantil do meio rural e, o segundo, sobre as representações docentes acerca dos/as alunos/as oriundos do meio rural de um curso técnico médio - modalidade integrada, em agropecuária, oferecido por um Campus de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Palavras-chave : Políticas de Inclusão; Estudante Trabalhador Rural; Representação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )