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Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

BUENO, José Geraldo Silveira  e  MELETTI, Silvia Márcia Ferreira. Educação infantil e educação especial: uma análise dos indicadores educacionais brasileiros. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.03, pp.278-287. ISSN 1984-7114.

O objetivo deste trabalho é analisar as políticas atuais de escolarização envolvendo a relação educação infantil/educação especial, com base nos dados do Censo Escolar da Educação Básica, divulgados pelo INEP, no período entre 2007 e 2010, em relação à distribuição das matrículas entre creche e pré-escola, tipo de escolarização e de deficiência. Os achados principais foram: baixa incidência das matrículas de alunos com deficiência, incidência ainda significativa de matrícula nos sistemas segregados e maior concentração das matrículas nas pré-escolas, levando-nos a concluir que esses problemas afetam não somente a qualidade de ensino da educação infantil, mas todo o processo de escolarização dessa população.

Palavras-chave : Política Educacional; Educação Infantil; Educação Especial; Alunos com Deficiência.

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