SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03Educação infantil e educação especial: uma análise dos indicadores educacionais brasileirosBreves considerações sobre o estado do conhecimento na área de formação de professores acerca da educação para as relações étnico-raciais (2005-2009) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

SANTOS, Raquel Alexandre Pinho dos. Corpo, sexualidade e diferença: um ensaio sobre a convivência escolar. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.03, pp.288-298. ISSN 1984-7114.

Neste texto, apresento um ensaio teórico para a área temática da “Educação e Diversidade”, no qual destaco o desafio do reconhecimento da diversidade sexual na relação professor-aluno. Parto do princípio de que a diferença faz parte da realidade humana. Por outro lado, a escola tem exercido uma ação distintiva, promovendo a padronização e a homogeneidade de características socioculturais hegemônicas. Busco ainda problematizar o corpo e seu lugar na sociedade enquanto objeto de processos discriminatórios. Para isso, faço uma relação entre o dualismo cartesiano e o paradigma da corporeidade. Em seguida, destaco o desafio de educar para diversidade e para a tolerância. Por fim, abordo o silenciamento do gênero e da sexualidade, a valorização da heteronormatividade e a negação da diversidade sexual nos processos pedagógicos. Com isso, proponho um posicionamento queer como caminho alternativo para uma educação mais justa que considere a pluralidade cultural.

Palavras-chave : Teoria Queer; Sexualidades; Gêneros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )