SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03Breves considerações sobre o estado do conhecimento na área de formação de professores acerca da educação para as relações étnico-raciais (2005-2009)Movimentos sociais, questão indígena e educação no contexto da diversidade cultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

BOLZAN, Doris Pires Vargas  y  HAUTRIVE, Giovana Medianeira Fracari. A diversidade e a alfabetização: aprendizagem docente na escola para aprendizes surdos. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.03, pp.314-322. ISSN 1984-7114.

Neste trabalho, propomos discutir sobre os processos engendrados na constituição da docência de professores que atuam no contexto de uma escola para aprendizes surdos. O recorte aqui apresentado é decorrente do estudo qualitativo-narrativo desenvolvido com professoras alfabetizadoras do Sistema Público Estadual de Educação de Santa Maria - Rio Grande do Sul, as quais trabalham com crianças surdas. Consideramos, neste recorte, os distintos caminhos que constituem o processo de aprender a ser professor de aprendizes surdos ao longo das últimas décadas, destacando a importância de se compreender o processo de aprendizagem de ser professor, explicitando o reconhecimento dos elementos que mantêm estes sujeitos comprometidos com a docência na diversidade. O percurso investigativo realizado permite destacar que o desenvolvimento da docência no contexto da diversidade produz marcas formativas que são constitutivas dos modos de produção de ser professor. As demandas e os enfrentamentos no contexto no qual os professores atuam põem em evidência os modos culturais específicos desta realidade. Este processo proporciona ao professor a assunção de sua condição de sujeito capaz de transitar com propriedade nesta diversidade e, especialmente, seu comprometimento com a docência no contexto de ensino de aprendizes surdos.

Palabras clave : Aprendizagem Docente; Diversidade/Surdez; Alfabetização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )