SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03A diversidade e a alfabetização: aprendizagem docente na escola para aprendizes surdosA educação indígena e a perspectiva da diversidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

FAUSTINO, Rosângela Célia. Movimentos sociais, questão indígena e educação no contexto da diversidade cultural. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.03, pp.323-335. ISSN 1984-7114.

O presente artigo discute a política da diversidade cultural elaborada pelos organismos internacionais a partir do final da Segunda Grande Guerra mundial. Evidencia-se a presença de ações como financiamento a pesquisas, estudos e formação de professores em diferentes países. Observa-se que pesquisadores militantes e professores seriam os responsáveis pela disseminação do ideário da igualdade cultural e do respeito às diferenças. No âmbito dos movimentos sociais atuais e, principalmente, das lutas indígenas, destaca-se a presença de um discurso em defesa da demarcação das terras, direito à saúde e à educação diferenciada, sob a ótica da inclusão social, porém sem questionar as bases que levam à produção das desigualdades na sociedade capitalista.

Palabras clave : Diversidade Cultural; Questão Indígena; Movimentos Socais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )