SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue03Indigenous education and the perspective on diversity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

BARRETO, Raquel Goulart. Que pobreza?! Educação e tecnologias: leituras. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.03, pp.349-359. ISSN 1984-7114.

Este texto discute os modos pelos quais as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) têm sido recontextualizadas nas políticas e nas práticas educacionais, especialmente no que se refere aos “pobres” nos países periféricos. Por meio de uma análise crítica de discurso, visa captar as relações dialéticas entre a dimensão simbólica e a material, mediada pela imaginária. Inclui, também, pistas para redimensionar a leitura e as outras práticas de linguagem desenvolvidas nas salas de aula, no sentido de superar a perspectiva hegemônica da substituição tecnológica.

Keywords : Tecnologias; Discurso Pedagógico; Políticas e Práticas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )