SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03A educação indígena e a perspectiva da diversidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

BARRETO, Raquel Goulart. Que pobreza?! Educação e tecnologias: leituras. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.03, pp.349-359. ISSN 1984-7114.

Este texto discute os modos pelos quais as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) têm sido recontextualizadas nas políticas e nas práticas educacionais, especialmente no que se refere aos “pobres” nos países periféricos. Por meio de uma análise crítica de discurso, visa captar as relações dialéticas entre a dimensão simbólica e a material, mediada pela imaginária. Inclui, também, pistas para redimensionar a leitura e as outras práticas de linguagem desenvolvidas nas salas de aula, no sentido de superar a perspectiva hegemônica da substituição tecnológica.

Palavras-chave : Tecnologias; Discurso Pedagógico; Políticas e Práticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )