SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue01Open-source online science inquiry materials: building a communityTIC na educação: análise preliminar dos novos saberes da formação docente nas universidades de Sergipe author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

SOUZA, Albano Goes  and  LINHARES, Ronaldo Nunes. Entre a teoria e a prática: um olhar sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na formação de professores. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.01, pp.27-36. ISSN 1984-7114.

São recorrentes as assertivas de que vivemos em uma sociedade influenciada pelas tecnologias e em especial pelas Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs), no entanto estas tecnologias, que impactaram a sociedade e a cultura nas duas últimas décadas, ainda não são devidamente consideradas no espaço escolar, principalmente nos espaços de formação de educadores. Desse modo, o presente artigo é uma reflexão sobre a questão das TICs na formação docente, a partir do micro recorte de um macro estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Tal estudo tem por finalidade analisar, a partir de uma pesquisa bibliográfica, as matrizes curriculares das licenciaturas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) com a intenção de identificar elementos que tratem das TICs no espaço escolar.

Keywords : Educação; Formação Docente; Licenciaturas; Tecnologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )