SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01Open-source online science inquiry materials: building a communityTIC na educação: análise preliminar dos novos saberes da formação docente nas universidades de Sergipe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

SOUZA, Albano Goes  e  LINHARES, Ronaldo Nunes. Entre a teoria e a prática: um olhar sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na formação de professores. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.01, pp.27-36. ISSN 1984-7114.

São recorrentes as assertivas de que vivemos em uma sociedade influenciada pelas tecnologias e em especial pelas Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs), no entanto estas tecnologias, que impactaram a sociedade e a cultura nas duas últimas décadas, ainda não são devidamente consideradas no espaço escolar, principalmente nos espaços de formação de educadores. Desse modo, o presente artigo é uma reflexão sobre a questão das TICs na formação docente, a partir do micro recorte de um macro estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Tal estudo tem por finalidade analisar, a partir de uma pesquisa bibliográfica, as matrizes curriculares das licenciaturas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) com a intenção de identificar elementos que tratem das TICs no espaço escolar.

Palavras-chave : Educação; Formação Docente; Licenciaturas; Tecnologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )