SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01TIC na educação: análise preliminar dos novos saberes da formação docente nas universidades de SergipeAs tecnologias da informação e comunicação e a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu; STRAUB, Sandra Luzia Wrobel; CAMARGO, Vera Lúcia Vieira de  y  PITOMBO-OLIVEIRA, Tânia. Discursos construídos pelos educadores sobre o uso da tecnologia no seu fazer pedagógico. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.01, pp.47-57. ISSN 1984-7114.

O objetivo desta pesquisa foi investigar o discurso de professores sobre o uso pedagógico do software nas escolas de Sinop/MT/Brasil. Os discursos foram obtidos por meio da aplicação de entrevistas semidirigidas. As análises evidenciaram que a prática dos professores que contam com o auxílio de recursos tecnológicos dos laboratórios de informática se apresenta como atividades de memorização, interpretação de dados e fixação de conteúdo. Tais evidências possibilitam afirmar que o computador em si é a motivação que move a dinâmica do processo educativo no laboratório de informática. Esta constatação sugere a necessidade da inclusão de disciplinas nos cursos de formação de professores que melhor preparem estes profissionais para as práticas pedagógicas que incluam o computador como ferramenta pedagógica.

Palabras clave : Tecnologia; Software; Prática Pedagógica; Discurso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )