SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01Discursos construídos pelos educadores sobre o uso da tecnologia no seu fazer pedagógicoCyber-infantes e comportamento multitasking: compreendendo possíveis produções das infâncias e das docências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ALONSO, Kátia Morosov  y  VASCONCELOS, Maria Auxiliadora Marques. As tecnologias da informação e comunicação e a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.01, pp.58-67. ISSN 1984-7114.

O presente trabalho é resultado de pesquisa, tendo por foco a aprendizagem colaborativa. A investigação se deu em uma instituição de ensino da rede pública municipal de Cuiabá. Com base em reflexões sobre aprendizagem colaborativa e as tecnologias da informação e comunicação, buscou-se referenciar análises sobre o como as escolas se apropriam desses recursos. A pesquisa tem abordagem qualitativa com a utilização de questionários fechados e abertos, observação de uma turma de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, além de entrevista com um dos professores da escola pesquisada. A análise dos dados evidenciou que os sujeitos relevam o uso das tecnologias da informação e comunicação na prática docente e na escola, sem indicações, contudo, de compreensão mais extensa sobre outras possibilidades que não o trabalho colaborativo, motivado pela integração proporcionada quando do uso do laboratório de informática. Importante frisar que mais que a integração “via” laboratório a proposta pedagógica da escola foi fator fundamental para o envolvimento dos alunos em trabalho diferenciado de uso das tecnologias da informação e comunicação.

Palabras clave : Tecnologias da Informação e Comunicação; Aprendizagem Colaborativa; Ensino Fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )