SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01As tecnologias da informação e comunicação e a aprendizagem colaborativa no ensino fundamentalFormação do educador no contexto da cibercultura: possibilidades pedagógicas em metaversos (Mundos Digitais Virtuais em 3 Dimensões - MDV3D) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos; BRAND, Rita Melânia Webler  y  ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Cyber-infantes e comportamento multitasking: compreendendo possíveis produções das infâncias e das docências. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.01, pp.68-76. ISSN 1984-7114.

O texto problematiza a articulação de novos modos de pensar, ser e agir nestes tempos de transição paradigmática, sinalizando alguns dos principais dilemas contemporâneos na educação, com destaque à necessária formação docente para o conhecimento e a apropriação das novas tecnologias nos processos educativos e de escolarização. A partir da denúncia destes dilemas, expõem-se alguns aspectos da dinâmica das culturas infantis (cyber-infantes) e da cultura escolar (multitasking), bem como do impacto das mesmas na formação e na ação dos professores, que são “imigrantes digitais”, ao contrário de seus educandos, “nativos digitais”. Assim, constatamos que, embora ocorram rupturas e descontinuidades nos discursos e nas práticas educativas contemporâneas, estas situações não determinam uma cisão completa e imediata com as condutas de produção e reprodução de saberes e fazeres nos espaços educativos e de escolarização.

Palabras clave : Formação de Professores; Culturas Infantis; Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )