SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01Cyber-infantes e comportamento multitasking: compreendendo possíveis produções das infâncias e das docênciasJogos eletrônicos e aprendizagem: o que as crianças e os jovens têm a dizer? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

MANTOVANI, Ana Margô; BACKES, Luciana  y  SANTOS, Bettina Steren dos. Formação do educador no contexto da cibercultura: possibilidades pedagógicas em metaversos (Mundos Digitais Virtuais em 3 Dimensões - MDV3D). Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.01, pp.77-86. ISSN 1984-7114.

Este artigo apresenta uma reflexão a respeito das possibilidades didático-pedagógicas em metaversos (Mundos Digitais Virtuais em 3D - MDV3D), destacando as contribuições de tais tecnologias para a formação do educador no contexto da cibercultura. A partir de uma pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, que investiga o potencial pedagógico dos MDV3D na formação dos educadores em cursos de licenciaturas em Computação, Física e Pedagogia, apresenta-se um recorte da experiência pedagógica desenvolvida no metaverso (MDV3D) Second Life (SL). Para tanto, são analisadas e discutidas situações de aprendizagem emergentes das interações no processo de formação nesse metaverso, sendo possível evidenciar o potencial de interação e imersão dos participantes nessas tecnologias, bem como suas implicações nos processos de ensinar e aprender, sinalizando um novo caminho para a efetivação de práticas pedagógicas inovadoras.

Palabras clave : Metaverso-MDV3D; Formação do Educador; Práticas Pedagógicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )