SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01Formação do educador no contexto da cibercultura: possibilidades pedagógicas em metaversos (Mundos Digitais Virtuais em 3 Dimensões - MDV3D)“Conectar-se e cair na rede?” Concepções de alunos universitários indígenas sobre o uso das tecnologias e de redes sociais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

CRUZ, Dulce Márcia; RAMOS, Daniela Karine  y  ALBUQUERQUE, Rafael Marques de. Jogos eletrônicos e aprendizagem: o que as crianças e os jovens têm a dizer?. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.01, pp.87-96. ISSN 1984-7114.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória feita com estudantes de escolas de Santa Catarina, com o objetivo de conhecer suas opiniões e ideias sobre jogos eletrônicos e o que aprendem por meio deles. Os resultados mostraram que os estudantes acreditam que aprendem muito e a maioria gostaria de jogar como atividade escolar. Entre os que não gostariam de jogar na escola, encontramos a ideia de que o espaço escolar não é lugar de diversão, mas de estudo. Pelas respostas sobre o que aprendem, identificamos as habilidades contidas na tipologia de conteúdos de aprendizagem (factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais). Concluímos que a pesquisa mostrou uma aceitação dos jogos eletrônicos e reforçou seu potencial para a aprendizagem. Sua inclusão na escola, pautada num planejamento que privilegie a mediação pedagógica, poderia orientar as vivências que os jovens já têm com os jogos eletrônicos ao trabalhar uma perspectiva mais crítica e reflexiva dessa experiência.

Palabras clave : Jogo Eletrônico; Escola; Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )