SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01Jogos eletrônicos e aprendizagem: o que as crianças e os jovens têm a dizer?Uma racionalidade didática na formação docente: tecnologias e aprendizagens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

SANTOS, Rosimeire Martins Régis dos  e  LOPES, Maria Cristina Lima Paniago. “Conectar-se e cair na rede?” Concepções de alunos universitários indígenas sobre o uso das tecnologias e de redes sociais. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.01, pp.97-103. ISSN 1984-7114.

Este artigo é parte de uma pesquisa realizada com alunos universitários indígenas que participaram de um curso de extensão de Informática Avançada e Redes Sociais oferecido pelo Programa Rede de Saberes em uma Universidade Privada. Temos como objetivo analisar as concepções destes alunos sobre o uso das tecnologias no contexto educacional, inclusive das redes sociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na análise e na interpretação das discussões estabelecidas pelos alunos universitários indígenas, por meio da interface blog, a qual possibilita a participação, a interação, a expressão e a argumentação do grupo. Os resultados dessa pesquisa apontam que os alunos universitários indígenas reconhecem a necessidade de conhecer, entender, familiarizar-se às tecnologias que emergem no nosso cotidiano, inclusive as redes sociais, no sentido de utilizá-las adequadamente e criticamente nos âmbitos pessoal, profissional, social e educacional, estabelecendo, criando e recriando relações e conexões.

Palavras-chave : Tecnologias; Aluno Universitário Indígena; Inclusão Digital.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )