SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01“Conectar-se e cair na rede?” Concepções de alunos universitários indígenas sobre o uso das tecnologias e de redes sociaisBlog na produção de conhecimento escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

FIOREZE, Leandra Anversa  y  HERMES, Simoni Timm. Uma racionalidade didática na formação docente: tecnologias e aprendizagens. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.01, pp.104-112. ISSN 1984-7114.

Este artigo objetiva problematizar as TICs aplicadas à educação como uma racionalidade didática na formação docente. Especificamente, busca-se compreender a inserção das tecnologias da informação e da comunicação na formação de educadores especiais, num curso na modalidade a distância, por meio da disciplina “Informática na Educação Especial”, bem como discutir a presença de uma racionalidade didática na formação desses docentes. Para tal, percorre-se um caminho investigativo vinculado à perspectiva pós-estruturalista, de inspiração foucaultiana. Na análise e na discussão dos dados, utiliza-se o material didático do curso em questão e algumas atividades desenvolvidas com os/as alunos/as, constituindo, por isso, as unidades analíticas: a) as tecnologias como um imperativo das políticas de governo na formação docente; b) as tecnologias para aprender; c) as tecnologias para a produção dos sujeitos da aprendizagem. Essas unidades analíticas permitem considerar as TICs aplicadas à educação, especialmente pelo entendimento de recursos metodológicos e de recursos tecnológicos, como uma racionalidade didática na formação docente.

Palabras clave : Formação Docente; Tecnologias; Aprendizagens.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )