SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01Uma racionalidade didática na formação docente: tecnologias e aprendizagensComo ficam as escolas nas cidades digitais? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

TERUYA, Teresa Kazuko  e  TAKARA, Samilo. Blog na produção de conhecimento escolar. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.01, pp.113-120. ISSN 1984-7114.

Este artigo analisa a potencialidade de se trabalhar os conteúdos dos currículos escolares de forma interativa e desenvolver a aprendizagem colaborativa do conhecimento utilizando o blog na educação. O problema é: Será que o blog pode ser uma ferramenta de produção de conhecimento no espaço escolar? A utilidade desta ferramenta on-line no processo de ensino e aprendizagem será analisada pelas lentes dos Estudos Culturais e na perspectiva foucaultiana sobre as interdições e a vontade de verdade dos discursos pedagógicos. As interdições no ambiente on-line interativo são menores do que as interdições no discurso do falante fora desses ambientes, por isso o medo de falar e ser criticado é menor. O contato mediado pelo blog permite ao produtor do discurso a previsão de algumas respostas, alguns questionamentos e verificação da validação ou não de suas ideias sem uma exposição real. Na chamada “blogosfera”, há tensões entre teorias e falantes e pode ser uma ferramenta útil para o processo de interação on-line entre os usuários. O falante com receio de ser silenciado fica mais à vontade no blog para defender suas posições baseadas em seu arcabouço teórico e suas vivências permeadas pelas condições social, histórica e cultural como parte de seu discurso.

Palavras-chave : Mídia na Educação; Aprendizagem Colaborativa; Estudos Culturais; Blog.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )