SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02Factores de riesgo de fracaso y abandono escolar prematuro: un estudio de caso para la mejora educativaInterdisciplinaridade: significando o trabalho escolar em contextos metropolitanos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

PECHULA, Marcia Reami; DEL POZZO, Lucimara  y  BOCANEGRA, Carlos Henrique. Considerações sobre o ensino de ciências e a utilização de materiais didáticos midiáticos: possibilidades e limites. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.02, pp.145-153. ISSN 1984-7114.

Os especialistas da área de ensino de Ciências Naturais têm avaliado criticamente a utilização dos livros didáticos, apontando os seus problemas e limites. Em contrapartida, há uma ampla defesa quanto à utilização de materiais oriundos de outros veículos, tais como as mídias de divulgação científica, museus e feiras de ciências. Considerando esses aspectos, o trabalho tem por objetivo tecer algumas considerações acerca da eficiência da utilização de instrumentos midiáticos de divulgação científica, para a transmissão do conhecimento em sala de aula. Baseada na revisão bibliográfica de teóricos da área de ensino de ciências, dentre eles: Fernández, Gil e Carrascosa (2002); Cachapuz et al. (2005), Caldas (2005), é feita uma breve apresentação das discussões teóricas elaboradas por esses especialistas, relativas à função do conhecimento científico na educação. Em seguida, analisa-se a função dos livros didáticos para o ensino de Ciências Naturais e levantam-se aspectos relevantes a respeito da divulgação científica seguido da análise de uma matéria da Revista Superinteressante. Reconhece-se a importância do uso das mídias de divulgação científica, no entanto se ressalta o cuidado que se deve ter à sua utilização e ao papel que o professor exerce como mediador entre a “apropriação” do conhecimento científico junto ao público leigo.

Palabras clave : Ensino de Ciências Naturais; Educação e Mídia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )