SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02Considerações sobre o ensino de ciências e a utilização de materiais didáticos midiáticos: possibilidades e limitesUm possível caminho... de uma educação ambiental convencional e conservadora para uma educação ambiental crítica e transformadora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ALMEIDA, Julio Gomes. Interdisciplinaridade: significando o trabalho escolar em contextos metropolitanos. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.02, pp.154-161. ISSN 1984-7114.

Este estudo discute a contribuição do movimento interdisciplinar para a formação continuada dos educadores com vistas à construção de significado para o trabalho docente em contextos organizacionais complexos como os contextos metropolitanos. Questiona um modelo de escola que se organiza a partir de demandas externas aos estudantes e propõe uma educação que considere as dimensões objetiva e subjetiva do trabalho e do estudo, como forma de construção de significado para o trabalho por parte do professor e para o estudo por parte do aluno. Além de considerar essas dimensões do trabalho e do estudo, a escola precisa ampliar seu esforço de formação para além dos professores, de modo que atinja a todos os trabalhadores da unidade e ampliar seu currículo para além dos próprios muros de modo que abrace as demandas do território. O movimento interdisciplinar vem contribuindo bastante para a humanização das relações que se estabelecem no cotidiano da escola e tem promovido inclusão de outros sujeitos e espaços, além daqueles tradicionalmente envolvidos no processo educativo.

Palabras clave : Interdisciplinaridade; Educação; Metrópole.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )