SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02Um possível caminho... de uma educação ambiental convencional e conservadora para uma educação ambiental crítica e transformadoraL’educazione dei bambini come progetto della comunita’ l’esperienza del comune di San Miniato in Italia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ANDREOLI, Fabiana de Nadai; BEHRENS, Marilda Aparecida  y  TORRES, Patrícia Lupion. Metodologia de projeto no paradigma da complexidade aplicada em disciplina de curso superior. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.02, pp.179-188. ISSN 1984-7114.

A evolução científica e tecnológica, associada ao crescimento da população, determinou uma enorme capacidade de intervenção da humanidade na natureza, gerando por um lado riquezas para atender às ilimitadas necessidades do homem e, por outro, causou impactos ambientais planetários, que, pela sua magnitude, exigem profundas alterações na forma de apropriação dos recursos naturais. Assim, como ocorrem mudanças na dinâmica ambiental, os processos relacionados ao ensino e à aprendizagem também precisam acompanhar as exigências para preparar profissionais formados dentro de novos paradigmas. No ensino, mais do que o repasse de conteúdos, que demandam uma atualização dinâmica, o processo pedagógico deve ser proposto para o desenvolvimento da capacidade de identificação, seleção, decodificação e aplicação prática dos novos conhecimentos disponíveis em um processo de aprendizagem contínua. Neste contexto, o Grupo Paradigmas Educacionais e Formação de Professores (PEFOP), envolvido na pesquisa da prática pedagógica do professor universitário, optou por investigar: Como propor uma formação que subsidie a proposição de metodologia que atenda ao paradigma da complexidade na docência universitária em Curso de Graduação das Ciências Exatas? Esta pesquisa-ação de caráter qualitativa e crítica foi realizada dentro do Grupo PEFOP e a aplicação da metodologia de projetos num paradigma da complexidade foi realizada na Graduação por uma docente do doutorado em Educação que aplicou a proposta, junto com 28 alunos do 8º período do Curso de Engenharia Ambiental na Disciplina de Gestão Ambiental. A construção do contrato didático para a proposição da disciplina objeto de investigação na pesquisa-ação foi baseada na metodologia de projetos sugerida por Behrens (2006) com base no paradigma da complexidade proposto por Morin (2000). A pesquisa mostrou que 86% dos alunos identificaram que a metodologia de projetos contribuiu para melhoria do aprendizado e os 14% restantes justificaram a falta de tempo como fator limitante para a dedicação na disciplina e na sua própria aprendizagem. Assim, as críticas dos alunos estão associadas à mudança de hábitos e exigências de estudo além da sala de aula. A totalidade dos alunos participantes considera que as atividades coletivas (exercícios resolvidos em grupo sala, elaboração de textos, apresentação de trabalho e seminários temáticos) para produção do conhecimento colaborativo contribuíram para a discussão crítica e para a reflexão. Neste processo investigativo, buscou-se a criação de novas propostas metodológicas que acolham o alcance das variações metodológicas que gerem aprendizagem na educação superior, em especial, na Graduação das Ciências Exatas.

Palabras clave : Paradigma da Complexidade; Metodologia de Projetos; Contrato Didático; Avaliação Continuada; Educação Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )