SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02Metodologia de projeto no paradigma da complexidade aplicada em disciplina de curso superiorO supervisor educacional como articulador da ética no contexto escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

FORTUNATI, Aldo. L’educazione dei bambini come progetto della comunita’ l’esperienza del comune di San Miniato in Italia. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.02, pp.189-195. ISSN 1984-7114.

Nos últimos trinta (30) anos, foi realizada uma profunda transformação na imagem da criança e da infância, que foi acompanhada, em particular, pelo desenvolvimento de um novo quadro de consciência relativa às notáveis competências que as crianças, já nos primeiros anos de vida, têm no seu desenvolvimento, nas suas experiências e nos seus conhecimentos. Esta nova consciência sobre a potencialidade infantil e sobre o ativo protagonismo que as crianças demonstram no interior do processo de seu crescimento tem solicitado, ao mesmo tempo, uma revisão radical da concepção da função educativa do adulto, no passado identificada, principalmente, na simples disponibilidade para oferecer cuidado e carinho e, ao contrário, hoje sempre mais identifi cada na capacidade de oferecer contextos e experiências ricas e variadas, intencionalmente organizadas para melhor corresponder a capacidade, até então não observada, da potencialidade social e cognitiva das meninas e dos meninos pequenos. Os serviços pela infância, a creche, sobretudo, mas também, mais recentemente, os serviços educativos integrados para as crianças e para as famílias - originados na experiência da creche - têm contribuído em uma medida absolutamente determinante para afirmar essa nova imagem da infância, sustentando também um processo geral de redefinição do papel educativo do adulto. Assim, também as famílias, sempre protagonistas do projeto da creche, têm conseguido encontrar na relação com um serviço educativo pela infância um suporte para apoiar a função da paternidade, não tanto pelo apoio das palavras dos especialistas, mas por meio da possibilidade de se envolver e de construir positivamente o seu próprio papel por meio da socialização das experiências. A comunidade, enfim, protagonista indiscutível das políticas pela infância, tem há muito tempo orientado a sua ação por meio da confirmação do compromisso no setor dos serviços pela infância, que, no âmbito e na atenção da qualidade, está sempre mais orientada para a oferta de oportunidades diversificadas, que melhor podem corresponder a uma resposta pertinente aos desejos das famílias, em um quadro de desenvolvimento sustentável das intervenções. Essa experiência da comunidade de San Miniato tem características e marcas próprias, que tem sido objeto, nos últimos vinte anos, de atenção e apreço por parte de inúmeras outras realidades nacionais e internacionais.

Palabras clave : Criança Competente e Protagonista; Educação Infantil e Responsabilidade Pública; Participação das Famíias; Acesso Equitativo; Qualidade e Desenvolvimento Sustentável.

        · resumen en Italiano     · texto en Italiano     · Italiano ( pdf )