SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02Pedagogia empresarial: a atuação dos profissionais da educação na gestão de pessoasOs fundamentos da pedagogia de John Dewey: uma reflexão sobre a epistemologia pragmatista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

FERMINO, Phelipe Pires; LUCION, Cibele da Silva  y  FROTA, Paulo Rômulo de Oliveira. Reflexos da formação inicial de formadores em matemática: o que mudou?. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.02, pp.217-226. ISSN 1984-7114.

A presente pesquisa está vinculada ao GP - Produção do conhecimento no paradigma histórico-cultural. É resultante de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, contendo como amostra quatro docentes do curso de licenciatura em Matemática, sendo dois pertencentes ao quadro de professores da Universidade do Sul de Santa Catarina - Tubarão - SC e dois da Universidade do Extremo Sul Catarinense - Criciúma - SC. O objetivo geral constituiu-se em analisar a função destes profissionais na formação do futuro professor de Matemática, diante das situações existentes no cotidiano escolar. Por meio da análise de conteúdo, observou-se que os entrevistados apontam que inicialmente compartilhavam das mesmas concepções de seus professores da graduação, ou seja, filiando-se às tendências formalistas com interfaces na tecnicista. Porém, segundo suas falas, há indícios que as opções teórico-metodológicas dos formadores, atualmente, se aproximam das tendências empírico-ativista, construtivista e histórico-cultural. O trabalho sugere que as modificações no olhar frente ao processo de ensino e aprendizagem e as opções metodológicas ocorreram pela disposição dos formadores de buscar subsídios teóricos e práticos nas oportunidades de formação continuada que vivenciaram depois da graduação.

Palabras clave : Formadores; Professores de Matemática; Concepções de Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )