SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02Reflexos da formação inicial de formadores em matemática: o que mudou? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

SOUZA, Rodrigo Augusto de. Os fundamentos da pedagogia de John Dewey: uma reflexão sobre a epistemologia pragmatista. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.02, pp.227-233. ISSN 1984-7114.

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre os fundamentos do pensamento deweyano. Para uma compreensão das ideias de John Dewey (1859-1952), se faz necessário um estudo da epistemologia que permeia o seu pensamento. Sendo assim, esse estudo procura apresentar os fundamentos epistemológicos do pragmatismo deweyano. Para tanto, a obra de Dewey será entendida no contexto do pragmatismo norte-americano, no qual ele está inserido ao lado de Charles Peirce (1839-1914) e William James (1842-1910). O pensamento deweyano pode ser compreendido a partir de muitas perspectivas, uma vez que o filósofo norte-americano teve uma vasta produção acadêmica. Suas obras tratam especificamente de: filosofia, educação, política, sociologia, arte e psicologia. As ideias de John Dewey possuem certas especificidades frente ao pragmatismo. Seu pensamento pode ser entendido como um humanismo naturalista ou, ainda, como um naturalismo humanista. Essa reflexão pretende explicitar essas discussões a partir do pensamento deweyano.

Palavras-chave : Pensamento Educacional; Pragmatismo; John Dewey.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )