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Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

FERREIRA, Lucelena Abrantes. Educação pela literatura: Balzac, Chartier e a Costureirinha Chinesa. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.03, pp.243-249. ISSN 1984-7114.

Este artigo apresenta uma refl exão sobre a formação do leitor literário, com base em uma leitura do filme Balzac e a Costureirinha Chinesa1 (Balzac et la petite tailleuse chinoise, 2002, França/China, 111 minutos, direção de Dai Sijie, roteiro de Dai Sijie e Nadine Perront), realizada a partir de conceitos desenvolvidos na obra de Roger Chartier. Ao estudar a leitura como ato concreto pelo prisma da História Cultural da leitura, Chartier considera os leitores empíricos e as práticas que organizam o acesso e o contato com os textos em determinado grupo. A formação do leitor, as suas representações e as práticas de leitura estão ligadas às regras, aos valores e às crenças da comunidade de leitores a que pertence. No contexto do fi lme, três jovens chineses formam uma comunidade de leitores, driblando censuras e proibições relativas à leitura determinadas pelo governo maoísta. Este artigo objetiva refletir sobre o processo de formação da costureirinha, protagonista do filme, como leitora literária, a partir de suas vivências de leitura na “comunidade dos três amigos”.

Palabras clave : Comunidade de Leitores; Formação do Leitor; Literatura.

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