SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03Educação pela literatura: Balzac, Chartier e a Costureirinha ChinesaA literatura e a vida prática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

RAMOS, Flávia Brocchetto  y  ZANOLLA, Taciana. Educação estética pela leitura literária. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.03, pp.250-258. ISSN 1984-7114.

A presença da leitura literária na escola, visando à educação estética dos estudantes, é uma das metas do projeto Educação, Linguagem e Práticas leitoras II (UCS/CNPq), em virtude da importância da literatura para a formação humana. Contudo ela não é um componente curricular no Ensino Fundamental brasileiro e, no geral, está presente nas salas de aula apenas como apoio a outras disciplinas, desconsiderando-se aspectos específicos acerca da sua natureza artística. Este artigo, a partir de estudos de Larrosa (2003), Huizinga (1993) e Bordini e Aguiar (1993), analisa um projeto de literatura em que o leitor é o foco do processo, aplicado a estudantes de 8º ano do Ensino Fundamental. O texto utilizado no projeto de leitura é Meninos do mangue, de Roger Mello (2001), construído por meio de uma narrativa de moldura e valendo-se da linguagem verbal e visual. O estudo sinaliza que a implementação da leitura literária por meio de uma proposta que acolhe o repertório e as expectativas do leitor pode ser um caminho que dá voz ao estudante, a fim de que exerça sua autoria, contribuindo para a sua educação estética.

Palabras clave : Leitura Literária; Ensino Fundamental; Educação Estética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )