SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03A literatura e a vida práticaEstética e dialogismo: o papel da literatura na formação da cidadania índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

SILVA, Danielle Amanda Raimundo  y  FRITZEN, Celdon. Ensino de literatura e livro didático: uma abordagem a partir das pesquisas na pós-graduação brasileira. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.03, pp.270-278. ISSN 1984-7114.

Com o intuito de melhor compreender a realidade do ensino de literatura no Brasil a partir da produção de conhecimento dos seus programas de pós-graduação, desenvolvemos a pesquisa Uma análise do Banco de teses e dissertações da CAPES sobre o Ensino de Literatura. A partir das ponderações de um corpus com 107 resumos, discutimos a problemática relação que se estabelece entre ensino de literatura e livro didático e, diante disso, qual a postura já assumida pelo professor em sala de aula, bem como o papel desejável a ser assumido por esse profi ssional que traz consigo, conforme as suas atitudes, a possibilidade de fazer da atividade de leitura algo pragmático ou um meio à fruição estética. A análise das pesquisas aponta para a importância do trabalho com textos autênticos - o que se constitui em um modo de fugir das concepções redutoras de texto e de leitura não raramente encontradas no livro didático as quais acabariam por eliminar o prazer estético. Faz-se, portanto, o apelo para que o livro didático seja apenas um instrumento de apoio ao trabalho docente e não um parâmetro às aulas.

Palabras clave : Ensino de Literatura; Livro Didático; Mediação Pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )